Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

terça-feira, 20 de julho de 2010

O pecado do Rei Davi

Davi foi um importante rei de Israel, para ser mais exato, o segundo rei, e perdoe o trocadilho, também o "segundo" o coração de Deus. Quem nunca ouviu a história do menino que derrotou um gigante com uma funda? Esse foi Davi!

Porém, sabemos que homem que é homem é falho... todos nós estamos sujeitos a pecar. Por que seria diferente com Davi?

Com base nisso, o pastor Cassio Reis da IEQ Alves Dias elaborou uma reflexão interessante. Leia e tire proveito do que podemos aprender com esse fato:

Versículo-tema: Salmos 51: 1-13

Quando a gente se depara com este salmo, algo que fica muito claro sem a necessidade nenhuma de que seja um teólogo para entender e discernir este texto bíblico, é que a situação do salmista, o problema ou a crise que ele enfrenta é pecado. E o pecado de Davi aqui foi ter possuído uma mulher que não deveria ser possuída por ele, e ainda o pior de tudo, ter arquitetado a morte de seu marido com a intenção de cobrir seu erro, no caso a gravidez de Bateseba. E o detalhe de que o homem que tem a capacidade de fazer isso,é nada mais nada menos que o homem que a Bíblia se refere a ele como o homem segundo o coração de Deus, um homem que tinha provado do milagre e da presença de Deus em sua vida. E toda vez que alguém que conhece ou conheceu Deus de verdade, cai em uma situação assim, com toda certeza o único sentimento que é gerado dentro dele é de dor, de frustração e de separação de Deus. E eu não tenho dúvida nenhuma que foi exatamente isto que Davi sentiu em sua alma e em seu ser.

Todavia este salmo de Davi, ou neste salmo ele nos mostra o que devemos saber quando se descobre que pecou, ou que está em pecado. Em primeiro lugar devemos:

1- Olhar para dentro de nós e enxergar que somente Deus pode nos levantar. Versos 1-2.
· Compadece de mim segundo a tua benignidade:Se existe perdão é totalmente em função desta bondade divina que extrapola a compreensão humana que tem como tendência não querer perdoar.
· Segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga minhas transgressões: Davi sabia que se existia uma única chance de mudança, de refrigério de alma, e de perdão, isto só seria possível mediante o amor e misericórdia Divina.

2- Assumir nossa condição, não buscando encontrar um culpado para nossos erros. Versos 3-5.
· Pois eu conheço minhas transgressões, o meu pecado está sempre diante de mim:Note que discernimento da vida tem este homem, não culpa ninguém, não transfere responsabilidade a ninguém, pelo contrário assume o que fez.
· De maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar: O principal, não culpa Deus, o contrário exime Deus de qualquer falha, não foi como Adão que culpou indiretamente a Deus pelo fato de ter criado a mulher.

3- Clamar a Deus a graça e o perdão, pois somente Ele pode nos trazer a vida de satisfação e de alegria de volta. Versos 6-12.
· Purifica-me com hissopo e ficarei limpo, lava-me e ficarei mais alvo que a neve: Os homens sempre nos acusarão, sempre lembrarão do pecado, mas quando Deus perdoa, não existe mais acusação.
· Faze me ouvir jubilo e alegria, cria em mim um coração puro, restitui-me a alegria da salvação: Fica claro a dependência da volta da comunhão divina para se viver realizado e com prazer.

4- Somente tendo a certeza do perdão Divino tenho paz e autoridade para fazer a obra do Senhor. Verso 13.
· Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos: Devemos saber em nome de Jesus que as pessoas não estão interessadas na tese propositiva do Evangelho, o que vai causar impacto na vida das pessoas é a minha conduta, o que de fato sou, não o que apenas digo ser.
· E os pecadores se converterão a ti: Apenas após confessar o pecado e receber o perdão de Deus, é que teremos autoridade para pregar o evangelho na certeza de que o pecador será transformado e salvo.

Conclusão:

Devemos saber que todos nós estamos sujeitos a cair, alias isto é uma verdade da palavra de Deus, “Aquele que está em pé olhe, para que não caia”!(I corintios 10:12, mas é extremamente importante sabermos que apenas Deus pode nos levantar, e que de fato este é o desejo do Pai Celeste a nosso respeito, pois Deus tem prazer em perdoar.

Confira o texto original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário