Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Criação especial ou Criação gradual?

Já foi comentado aqui mesmo, há um tempo atrás, sobre a questão do Ex-nihilo, o "nada" citado na Bíblia, de onde Deus teria formado a matéria, o mundo físico, a Criação. E como vimos também, admitir que Deus formou a matéria do "nada" e que fez os seres vivos do "Adamah", pó da terra, não entra em conflito com a ciência, pelo contrário, existe uma harmonização entre ambas as partes.

Porém, a questão das origens não é tão simples de se resolver, pois existe um dilema ainda maior: Deus criou os seres vivos geneticamente (gradualmente) ou com um onomatopéico "puff"?

Por isso, nesse artigo iremos discutir a questão da Tese da Criação Especial.

Antes de dissertarmos sobre o assunto é preciso que saibamos o que é a Tese da Criação Especial.

Essa tese apregoa que literalmente Deus criou ser vivo por ser vivo em questão, talvez, de milésimos de segundos; ou seja, Deus deu a ordem e "puf!", aparece um elefante... Essa tese é baseada numa interpretação bíblica dos versículos 6 ao 9 do salmo 33. Também baseiam-se no próprio livro de gênesis, quando lá diz que Deus fez cada ser vivo "conforme suas espécies"
Superficialmente falando, essa tese parece que codiz com o texto bíblico.

Porém, se tal tese estiver certa, a margem para a evolução das espécies torna-se nula, biblicamente falando, pois se Deus criara cada ser vivo de forma 100% sobrenatural e num piscar de olhos, nenhum animal teria de ter ligação com nenhum animal.

Mas qual é a verdade nisso tudo? Deus criou os seres vivos em milésimos de segundo ou usou algum mecanismo complexo para criá-los?


A BÍBLIA DEFENDE A ANCESTRALIDADE COMUM?

Ancestralidade comum é uma das leis que fazem parte da Teoria Científica da Evolução. De acordo com ela, toda a diversidade de determinada espécie veio da ramificação genética de determinada população de uma espécie anterior, de modo que pode-se traçar uma árvore filogenética da vida.

Em Baraminologia, um ramo novo do Criacionismo tradicional, a Lei da Ancestralidade Comum é aceita, mas com algumas limitações (sobre as limitações deixo o assunto para uma próxima postagem).

De qualquer forma, a Lei da Ancestralidade Comum vai na contramão de uma das concepções relativas á Tese da Criação Especial, ou seja, admitir que os seres vivos podem sofrer alterações pode ser considerado "um ponto a menos" para a tese aqui discutida.

De acordo com a ciência isso pode ser observado e está mais do que comprovado. Confira o artigo no Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_comum

Mas o que a Bíblia diz sobre isso? A Bíblia é contra ou a favor de tal lei?

Os chamados "fixistas" (inclui-se nesse grupo as "Testemunhas de Jeová" e muitos evangélicos no mundo todo) acreditam que Deus criou todas as espécies que existem atualmente. Mas esse conceito resulta de uma má compreensão do termo "segundo a sua espécie" do livro de Gênesis.

O termo em hebraico para "espécies", na Bíblia, é Baramin e não possui o mesmo significado para espécie na denominação científica, mas sim é traduzido corretamente por "tipo". Uma leitura cuidadosa da gênese bíblica mostra que o texto está afirmando que Deus criou muitos tipos de organismos em um dia da criação (sobre os dias da criação confira os posts relacionados aos Dias da Criação nesse mesmo blog). O termo não diz nada sobre se eles podem ou não mudar, pelo contrário, observe que o texto deixa claro de que Deus os criou conforme suas espécies, ou seja, o Criador criou-os de acordo com o tipo de cada ser vivo, de acordo com a variedade das espécies. Portanto a Bíblia dá margem óbvia para a Lei da Ancestralidade Comum. E de quebra ainda dá margem para as modificações nas espécies, outra propriedade da evolução biológica.

Qualquer semelhança com a evolução biológica seria mera coincidência? Esse é um ponto a menos, então, para a Teoria da Criação Especial...


ORIGEM DO PÓ: A PRINCIPAL OBJEÇÃO

Outro ponto relativo á Tese da Criação Especial é a respeito de como Deus criou os seres vivos. Diretamente do "Ex-nihilo" ou de alguma matéria inorgânica pré-existente? Para os defensores da Tese da Criação Especial seria do "Ex-nihilo".

Entretanto, assim como foi mostrado no artigo "a questão do Ex-nihilo" e como pode se ver em Eclesiastes 3.20, não só o homem mas todos os animais vieram de matéria inorgânica. Surpreendentemente, a origem comum de todos os seres vivos a partir de um único ponto inicial também é uma propriedade da evolução. Logo, a Bíblia estaria codizendo com os principais conceitos que se situam na Teoria Científica da Evolução. E se é assim, a possibilidade de uma "criação especial" diminui mais ainda.


ATEMPORALIDADE IGNORADA?

Já comentamos diversas vezes aqui sobre a atemporalidade de Deus. Em várias passagens bíblicas fica mais do que claro de que Deus está além, muito além, do tempo e espaço. Admitir que a criação foi gradual e não "num puf" vai contra essa questão de atemporalidade?

Em todas as muitas passagens bíblicas que se diz que Deus criou todas as coisas é dito que tudo veio a existir pela Sua Palavra (Hb 11,3). No verso 9 do Salmo 33 isso é ressaltado quando diz-se que "Deus deu a ordem e logo tudo apareceu". Mas a pergunta que não deve ser ignorada (e quase todas as vezes é) é: a pessoa (ou ser) que deu a ordem é sujeita ao tempo-espaço ou está além dele? Supondo que (obviamente) quem deu a ordem para que as coisas viessem a existir foi Deus, a resposta claramente é que quem deu a ordem para que as coisas viessem a existir está além do tempo-espaço. Ora, levando isso em conta, por que o "logo tudo apareceu" teria de ser obrigatoriamente temporal, sendo que quem deu o comando para que as coisas fossem criadas é atemporal??

Mesmo em admitir-se isso, é bom deixar claro que segundo consta a ciência a formação de novas espécies não foi tão lenta como se pensava antes, e se comparado com o tempo de formação da terra a vida se desenvolveu "com pressa", ou seja, tudo apareceu "logo" mesmo. A Tese do Equilíbrio Pontuado demonstra muito bem isso.

A CRIAÇÃO GRADUAL

De qualquer forma, podemos notar que não é necessariamente bíblica a idéia de Deus criando seres vivos num "puf!". Admitindo a criação como sendo gradual, podemos inclusive chegar a mesma conclusão apresentada pelo evangelista Elisio Lunardeli, da Assembléia de Deus:

"Mas a narrativa (do Gênesis) tem ainda um segundo objetivo: o de pôr o homem em contato com toda a criação, ou melhor, o de colocá-lo em posição de primazia perante todos os seres criados. Por isso vemos Deus a agir gradualmente na Sua obra criadora, que atinge, com a formação do homem, o ponto culminante dessa obra-prima de Deus."
Em outras palavras, aceitar uma Criação gradual e não "especial" não só é viável como evidencia a inerrância bíblica, uma vez que quem escreveu o relato de Gênesis foi Moisés e mesmo assim tal relato codiz com os estudos recentes que a Ciência nos fornece.
Levando em consideração, ainda, o fato de que é Deus quem nos cria em particular (em diversas referências bíblicas vemos a alegação clara de que Deus é quem nos "molda" no ventre da nossa mãe") a idéia de criação "por evolução" se salienta mais ainda, pois novas espécies surgiriam por alterações genéticas, e se é Deus quem faz a genética de cada criatura em particular que Ele cria, é de se concluir logicamente que cada ser vivo novo que surgiria na Terra teria sido criado por Deus, o que ressalta ainda mais o título de Deus como o Criador absoluto de todas as coisas.

NÃO EXCLUA TOTALMENTE A CRIAÇÃO ESPECIAL!

Isso não quer dizer, no entanto, que Deus não tenha poder para efetuar uma criação em milésimos de segundo. Deus tem poder para tudo, mas faz tudo também conforme a Sua vontade. Na Bíblia temos um exemplo claro disso, em Êxodo capítulo 8 do versículo 16 ao 19, onde todo o pó da terra do egito (poeira, nesse caso) surpreendentemente se transforma em piolhos. Isso é aceito por fé, pois é algo sobrenatural, um milagre. É claro que realmente a essência de todo ser vivo é pó, como a Bíblia mostra várias vezes, mas surgir do nada, em milésimos de segundo, é algo que só o poder de Deus pode explicar.


CONCLUSÃO

A Teoria da Criação Especial é bem antiga e foi concebida desde o alvorecer do catolicismo romano, e desde então ela é pouco questionada. No entanto, nós temos o privilégio hoje de poder analisar a Bíblia em detalhes, coisa que antigamente era privilégio só dos membros do Clero católico. E consequentemente podemos avaliar, pela própria Bíblia, se esta ou aquela tese teológica é a mais realista.

Foi o que foi feito aqui com relação á Criação Especial. É grande o número de cristãos que a aceitam sem sequer verificar se ela é viável, apenas aceitam só porque esse ou aquele teólogo falou. E no final das contas verificamos que muita coisa ainda precisa ser revista sobre o assunto...

Que nós, como cristãos, venhamos ter discernimento dobrado e analisar constantemente as Escrituras, para que assim sejamos guiados não por teologias, mas sim pela Palavra. Como eu costumo dizer: Não é a teologia que deve guiar a Palavra, mas sim a Palavra é que deve guiar a teologia.


5 comentários:

  1. http://michaelsheiser.com/TheNakedBible/2010/09/genesis-12-and-the-gap-theory/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://genesisum.blogspot.com.br/2011/05/as-lacunas-da-teoria-da-lacuna.html

      Excluir
  2. http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_V__2000__2/Mauro.pdf

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Gomes, não vou dizer que concordo com tudo, mas ótimas observações.
    Essa briguinha entre criacionistas e evolucionistas realmente tem que parar, ,já que tanto uns como outros não tem teorias finais sobre nada. Nem a teoria da evolução é perfeita, tanto que já foi nesses últimos anos mesmo contestada inúmeras vezes por suas grandes falhas (por cientistas não religiosos), assim como o criacionismo é ainda até hoje uma interpretação pobre do que está escrito nas escrituras, e não é a única leitura possível.
    Espero que alguém tenha lido (e pensado sobre), ao invés de ver seu texto apenas como afronta a ser vencida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdinei, comentários como esses alegram meu dia! Concordo plenamente com você. A evolução, como argumento ateísta, não tem se mostrado eficaz da mesma forma que, como vc mesmo disse, o criacionismo da terra jovem não é a unica leitura possível do texto. Acredito que o "inimigo maior" nisso tudo é o ateísmo, se é que podemos dizer assim, e cristãos deveriam deixar de lado o que causa contendas internas - como a maneira que Deus criou ou a duração de cada dia da criação - e se unir contra esse "inimigo em comum". Infelizmente, nem todos pensam assim...

      Mas só nos resta orar, Deus ainda pode mudar essa situação. Eu, nos meus olhos carnais, acho impossível. Mas... o que é impossível para o Senhor?

      Abraços e fique na paz de Deus!

      Excluir