Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Análise crítica de crítica ao Criacionismo da Terra Antiga

No blog "Mocidade Presbiteriana", o moderador do blog postou um comentário dizendo que a sequência da criação do Gênesis contrariava a coluna geológica, o que seria uma prova de que a coluna geológica é falsa e que os dias de gênesis foram em 24 horas terrenas e não no tempo de Deus.

Façamos então uma análise bíblica-científica para ver se afinal de contas a coluna geológica e a Bíblia são exclusivas. Na postagem o criacionista disse:

Baseando em Gn 1, temos:
- A Bíblia ensina que a terra existiu antes das estrelas

Gênesis 1, assim como já comentei, é narrado sob o ponto de vista de um observador terrestre. Analise o texto abaixo:

Previamente, no 1º Dia, usou-se a expressão: "Haja luz". O termo hebraico ali utilizado para "luz" é 'ohr, que significa luz em sentido geral. Mas no 4º dia, porém, a palavra hebráica para luz já é outra: Ma.'or, que significa a fonte de luz. Uma tradução mais específica do termo hebraico 'Ohr é como "luz difusa", e de Ma.'or, no versículo 14 do 1º capítulo de Gênesis, significa "algo produzindo luz". No primeiro Dia criativo, a luz difusa evidentemente penetrava nas faixas envolventes da Terra, mas as fontes dessa luz não podiam ser vistas por um observador terrestre por causa das camadas de nuvens que envolviam a Terra. Já no 4º dia, a atmosfera sofreu alguma alteração, de modo que podiam ser visíveis as fontes de luz: sol, lua e estrelas, demarcando assim os dias terrestres e anos. (Retirado do texto: "Os Dias da Criação parte 4" desse mesmo blog e do livro "A VIDA - QUAL SUA ORIGEM?".)

Com a explanação acima abre-se a possibilidade das estrelas terem existido antes da Terra.

- A Bíblia ensina que inicialmente a terra estava coberta pelas águas

A coluna geológica evidencia que a terra, assim como vemos em Gênesis (terra sem forma e vazia), não era sólida no princípio. Assim como é citado em Gênesis, a terra seca é posterior aos oceanos. O 1º continente, Rodínia, foi uma única porção de terra seca que antecedeu e muito a criação da vida.

- A Bíblia ensina que as árvores frutíferas aparecem antes dos peixes

Antes dos peixes modernos já haviam árvores aqui. As árvores do período Devoniano eram aparentemente similares ás de hoje, mas só a aparência externa. Nenhum dos peixes dessa época fazem parte da fauna de hoje; as famílias modernas de animais aquáticos só seriam definidas no fim da Era Mesozóica (5º dia). Esse fato, ao invés de ir contra o gênesis, se encaixa com a descrição do relato bíblico.

- A Bíblia ensina que a vida vegetal existiu antes do sol

Vide trecho que fala das estrelas.

- Os primeiros animais a serem criados foram as baleias

A Bíblia não afirma isso. A palavra em hebraico para baleia é Taninim, que significa monstro marinho (Almeida traduziu como baleia porque no português tradicional "baleia" possui esse significado), sendo que de acordo com a literatura hebráica monstro marinho faz referência á dragões. Coincidentemente ou não, na Era mesozóica os tipos de aves modernas se definiram, e nessa época é que haviam os dinossauros. Ora, qual animal que já existiu mais se assemelha com um dragão do que um dinossauro ou outro arcossauromorfo?

E mais: a bíblia cita a Criação dos seres viventes a partir do 5º dia mas isso não impede de ter existido uma criação anterior omitida no relato de Gênesis. De acordo com a coluna geológica antes da Era Mesozóica houve uma fauna que foi exterminada por uma extinção conhecida como Permiana. Somente a fauna vegetal não mudou muito a aparência...

Em outras palavras, a Bíblia não fala que os primeiros animais criados foram as baleias.

- Os pássaros foram criados antes dos insetos

Outra afirmação sem base bíblica. Isso porque em Gênesis a criação dos artrópodes é simplesmente omitida. Não há registro em Gênesis de quando Deus criou os artrópodes. Porém, pela coluna geológica fica claro que eles surgiram no 3º dia, paralelo ao processo de criação da vegetação.

Conclusão

Antes de se "atacar" essa ou aquela tese é necessário se estudar bem sobre o assunto antes de gerar um confronto. Da mesma forma, antes de falar de Bíblia enquanto relato é necessário se estudar sobre para não falar algo que não codiza com a realidade.

Para saber mais sobre os Dias da Criação, acesse aqui.

2 comentários:

  1. Sugiro a leitura do artigo disponibilizado no link abaixo:

    http://cienciadacriacao.blogspot.com/2010/06/criacionismo-os-dias-da-criacao-foram.html

    ResponderExcluir
  2. Hugo Hoffman,

    Leia a série de artigos "Os dias da Criação" e o "Criação especial ou criação gradual" contido nesse mesmo blog. Responde a praticamente todas as questões que o texto que você forneceu apresentam, que aliás, serviram como base para tais postagens.

    ResponderExcluir