Em Destaque:

A morte na panela e os erros criacionistas

Recentemente, assisti a uma pregação do pastor Adeildo de Oliveira Silva, da igreja o qual congrego, que me chamou muito a atenção por est...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A origem do homem


PARA VER A VERSÃO ATUALIZADA E MELHOR EXPLICADA DESSE ARTIGO, CLIQUE AQUI.




reconstituição de Homo heidelbergensis 
Pra começar, abandonemos a idéia de que Deus fez um "boneco de barro" e assoprou nele de modo que o boneco virou gente. Essa interpretação foi posta pelo catolicismo há muito tempo atrás, embora predomine em 90% das igrejas que seguem a Bíblia.
Vamos apenas considerar só a Palavra de Deus e as evidências que a ciência fornece sobre a origem do homem, bem com o os fósseis que indicam sua evolução, de primatas simiescos até o Homo sp.
Bem, vejamos as escrituras:

Gn 2,7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Para se entender essa passagem da maneira correta, levemos em conta o que a Bíblia de Jerusalém diz sobre essa passagem:

- O corpo do homem(Adam) criado de pequenas partículas do solo(Adamah)
- Ser vivente (nefesh) que adquiriu vida de um sopro vital (pelo espírito / ruah - capaz de expressar pensamentos e sentimentos que interagem com Deus através de Seu Poder)

Ou seja: o homem do pó passou a ter vida espiritual?
O que podemos tirar disso levando em conta a evolução do ser humano?
Bom, a relação mais plausível é essa:

Para a execução do plano integral de Deus, era necessária a existência de um corpo mortal (não espiritual!) e organicamente perecível, porém evoluído o suficiente, para que o espírito eterno prove niente de Deus pudesse habitar nele.
Voltando ás escrituras...

Quanto tempo levou esta formação do pó até o homem, citada na Bíblia?
Não podemos nivelar as medidas de tempo terreno e humano, com o tempo espiritual da eternidade. Não estaria escrito em algum lugar, que para Deus um dia é como mil anos, e mil anos é como um dia?
A formação, do pó ao homem, deu-se em 1 dia, 1 tempo, 1 era...?


Conclusão: o primeiro organismo foi criado de pequenas partículas do solo (Ecl 3,20), no meio do 3° Dia, foi se desenvolvendo, ramificando-se em novas espécies (Deus criou os seres vivos conforme suas espécies!) e Deus propositalmente fez com que deste viesse a forma mais bem-sucedida de animal, o Homo sp, um ser vivo posto á dominar os demais. Esse hominídeo, que passou a ter uma vida espiritual, possui o nome científico de Homo erectus heindelbergensis, porque, segundo os paleontólogos, essa espécie foi a primeira a ter noção de espiritualidade. Este era Adão.

Somente depois de uma evolução total da condição animal, orgânica e perecível, é que nos tornamos superiores aos outros animais, nos tornamos humanos biológicamente prontos, e estruturalmente perfeitos, para que Deus unisse o reino espiritual ao terreno, soprando a vida espiritual em nossas narinas, nos permitindo a consciência e a Vida em Deus, e dando início a Seu plano eterno de redenção pura e estritamente espiritual.


Mas...e Eva? Não teria sido formada da costela do 1° homem com vida espiritual, Adão?

Reflita: Adão, o primeiro homem completo, seria o único ser com vida espiritual, o único do seu tipo no Jardim do Édem... Bem, embora fosse imortal e não tivesse necessidade de deixar descendentes, ele precisava de uma parceira. Mas precisava de alguém espiritualmente compatível a Adão, o que não havia aqui quando Adão surgiu. O mais próximo seria, por exemplo, um Homo erectus de outra subespécie, mas...e a parte espiritual? Mas enfim. Por isso, num belo dia, Deus pôs um sono em Adão. Na hora tirou uma costela sua (e preencheu o lugar de novo com carne) e, miraculosamente, fez um Homo erectus heindelbergensis fêmea: Eva. Deus já criara ela com espírito e tudo.

Obs: Essa explicação para Eva não possui evidência científica, logo, é um ato de fé. Porém, é bíblica e não foge á ciência, e por isso pode ser crida sem problema algum, se considerarmos o imenso poder que Deus tem.

Retirado parcialmente de

-->http://javejireh.wordpress.com/category/criacionismo-evolucionismo/

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!!!!A paz!!!!!
    Vc me conhece! Eu tenho vc adicionado no Orkut. Sabe quem sou eu? Eu mandarei uma mensagem pra vc lá em breve. Aguarde...Quero muito trocar idéias com vc, irmão!

    ResponderExcluir
  3. Ah sobre Eva, bem, A Bíblia cita como ela surgiu e até onde pude ver não dá outra margem de interpretação, diferente de Gn 2,7.
    Note que coloquei na observação que a crença da Eva pela costela é crida por mim pela fé, sem evidência na ciência. A fé não é crer em ago sem evidência?
    Outra: isso não vai contra a evolução e nem a favor. Eu acredito que Adão foi o 1º indivíduo da espécie Homo heidelbergensis, mas o único com vida espiritual, e ainda num jardim onde só ele como ser pensante vivia e dominava(Édem). Mas não havia parceira compatível á ele, já que ele era o único ser vivo com alma.
    Por isso Deus fez um "clone" feminino de Adão(afinal foi da costela de Adão que Eva surgiu, não?)de forma sobrenatural e a trouxe a Adão. Partir daí a história bíblica se sucede...

    Aliás, a proxima postagem já está quase pronta. O título é "O Homem de Neanderthal e a geração de Caim". Espero que também goste.

    Paz do Senhor, amado!!!

    ResponderExcluir
  4. VC quis unir a palavra com evidências científicas! Mas eu acredito em outro ponto de vista se VC acreditar q a humanidade teve manipulação de anjos caídos (nefelins) q também tem poder fica mais fácil associarmos todas essa evidencias ex: esses esqueletos de gigantes e seres híbridos homens e primatas,construções colossais e crenças em seres de outro mundo!eu creio q is anti diluvianos eram avançados a ponto de ir a outros mundos, mas com DEUS é sábio muita coisa só vai ser revelada no final dos dias!ex: se sua filha de 6a os lhe pergunta-se o q é sexo você logo percebe q não é hora dela saber ou explica de forma q não fica claro pra ela,do mesmo jeito é VC ler a bíblia sem o espirito santo ela se torna apenas um livro complicado!esse é meu ponto de vista e minha crença, gosto muito do seu blogue!abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, muitíssimo obrigado por gostar do meu blog e expor seu ponto de vista! De fato, as Escrituras são melhor entendidas se for pelo Espírito Santo, mas claro, tem a parte histórica e espiritual. E a ciência pode nos ajudar a compreender a parte histórica.

      A propósito, peço desculpas pois esse artigo aqui, assim como um outro relacionado, está bem desatualizado, e errei em deixá-lo com o link ativo rsrs mas enfim, a versão dele atualizada está aqui e tem duas partes, espero que goste: http://genesisum.blogspot.com.br/2011/02/estudando-origem-do-homem-parte-1.html

      Fica na paz e forte abraço!

      Excluir